Cães de segurança



                Com o crescimento alarmante da violência no país, principalmente nas grandes capitais, pode-se verificar roubos, furtos, invasão de residências e empresas, seqüestros de crianças nas proximidades de escolas, entre outros delitos. Dentro deste contexto, o serviço de segurança com cães está sendo cada vez mais procurado.

                Das várias raças utilizadas em segurança, podemos citar algumas: Boxer, Bull Mastif, Dogue Alemão, Fila Brasileiro, Mastiff, Mastim Napolitano, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pit Bull, Rottweiler, Schnauzer Gigante. É importante ressaltar que mesmo um cão sem raça definida, macho ou fêmea, quando adestrado corretamente, pode constituir um excelente cão de guarda. Cães adultos quando adestrados estarão aptos para este trabalho após 8 a 10 meses de treinamento, mas se forem filhotes, pode-se aplicar um método didático desde os 45 dias de vida do animal, visando "preparar o filhote para a vida adulta".

                Os cães podem ser adestrados para o trabalho de guarda dependendo da finalidade desejada, seja ela residencial (o cão é preparado para uma vigilância permanente, incluindo dentro dessa modalidade o condicionamento alimentar / recusa de alimentos - anti-envenenamento), pessoal (o cão trabalha ao lado de seu protegido o tempo todo), patrimonial (o cão trabalha sozinho, isolado das pessoas) ou mista (funcionários de firmas ou vigilantes noturnos são preparados juntamente com os cães para atuarem nas localidades da empresa onde não se utilizam armas de fogo). Em qualquer uma das situações anteriormente descritas, o cão recebe um treinamento especial de obediência e equilíbrio emocional elevado e é adestrado para que demonstre uma resposta de agressividade frente a situações específicas (tentavia de assalto, seqüestro ou uma invasão de propriedade) e também para que tenha um ótimo comportamento social, tornando-se apto ao convívio com os humanos de forma educada e obediente.

                Visando se obter uma guarda responsável e com 100% de êxito, é imprescindível a adoção de critérios e normas rigorosas no adestramento. Todo o treinamento deve ser acompanhado pelos donos ou responsáveis; não se deve utilizar choques ou petiscos durante o treinamento; não se deve fazer uso de violência como trancos na guia, punições, bombinhas, canudos de jornal ou ainda jogar água com a intenção de proibir ou induzir o cão a algum comportamento. Todo material utilizado durante o treinamento deve ser de boa qualidade e de excelente resistência, de modo a não oferecer nenhum risco a saúde física do cão, do proprietário ou do profissional (adestrador).

                O adestramento tem que ser específico para os fins desejados, ensinando corretamente aos cães os comandos (palavras chave), estabelecendo um comportamento linguístico de comunicação entre o cão e o ser humano. O adestrador é um prestador de serviços, e dessa forma, ele precisa ter uma empresa devidamente regulamentada, registrada nos Órgãos Públicos do Estado. Assim, ele deve fornecer notas fiscais de prestação de serviço referentes às aulas de adestramento ministradas.

                É muito importante que se tenha total controle dos cães de segurança e que estes sejam mantidos em locais seguros. Para isso, algumas medidas devem ser adotadas, tais como uso de materiais resistentes (guias, por exemplo), muros altos ao redor da residência ou empresa, portões resistentes e com tela, placas de aviso "Cuidado, cães de guarda!". Deve ser construído também um bom canil no local em que os cães permanecem, para se evitar acidentes durante a visita de amigos, parentes ou clientes que não tenham contato direto com os cães. Além disso, é fundamental que os proprietários de um cão de guarda (residencial, pessoal, patrimonial ou mista) tenham uma posse responsável sobre seus animais. O acompanhamento de um médico veterinário também é muito importante!


José Soares dos Santos Neto
Adestrador e Juiz de Adestramento pela CBKC e FCI
Proprietário e Instrutor da Escola Hungaro Soares





 Voltar


"É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, tais como textos, fotos, desenhos e qualquer tipo de imagem, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei nº 5.988 de 14 de dezembro de 1973 (Lei de Direitos Autorais)."